detalhamento

Vídeo maquete:

Museu do Enxaimel

O projeto consiste em revitalizar a casa enxaimel do Arquivo Histórico de Joinville, transformando-a
em um Museu do Enxaimel, consagrando assim à conservação e à exposição de coleções que tenham um valor histórico e cultural.
Sendo assim, mantendo a memória dos tempos passados viva, transmitindo conhecimento e
mostrando a identidade inicial do povo Joinvilense. A destruição dos bens herdados das gerações passadas acarreta o rompimento da corrente do conhecimento, desta forma, o museu irá manter viva a história do enxaimel para as gerações futuras, mostrando-lhes as técnicas construtivas, as casas que ainda existam ou que já existiram na cidade de Joinville, por meio de registros fotográficos, esquemas ilustrativos e objetos adquiridos por doações.

JUSTIFICATIVA


A ideia surgiu através de uma analise espacial no local e seu entorno, a casa comunicava alguns sinais evidentes a serem levados em conta no projeto, que são: sinal de abandono e deterioração provocados pela falta de uso e manutenção preventiva. Outro sinal é o de não reconhecimento por parte da comunidade (muitas pessoas que passam em frente a casa, nunca sequer reparam sua existência), conseqüência da
localização próxima a um marco histórico da cidade e uma construção de proporções avantajadas que acabam a transformando em uma "casinha de bonecas" ao lado da maciça edificação modernista.
Com estes sinais foram planejadas intervenções que respeitassem fatores como os de reversibilidade, mínima intervenção e distinguibilidade.
A primeira intervenção era construir um invólucro protetor para barrar sua deterioração, e aumentar sua área de uso para potencializar a criação de uma museu das técnicas de construção enxaimel, criando uma conexão com o arquivo histórico e casa da cultura. Suas proporções foram pensadas
para se destacar e compor uma narrativa ao lado do arquivo histórico, sendo distinguível porem harmônico no seu contexto.
Na fachada foram aplicadas proporções e formas das técnicas enxaimel, porem com materiais construtivos contemporâneos gerando distinguibilidade entre a casa e o seu museu invólucro.
Para entrar iluminação natural e ventilação fora pensado uma cobertura de vidro retrátil e outra com painéis foto voltaicos para gerar energia ao museu quando estiver fechada, ambas ficam embutidas no telhado deixando-o energeticamente sustentável.
O objetivo geral do projeto é criar um ambiente agradável, que se preserve e transmita conhecimentos das técnicas do enxaimel para a comunidade, e que possam ser usados para educação patrimonial alinhada com a historia e cultura de Joinville e região.
 

Ano / projeto: 2017

Joinville / SC

Área: 1.000 m²

Obra: não construída

Terreno: 3.000 m²

obs: Projeto acadêmico - Restauro

Autores: Wyllian H. Kohn

               Alesandro Oliveira

               Vanessa Pacheco Piovesan

H. Kohn Arquitetura + Design Joinville

Contato: hkohndesign@gmail.com

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Pinterest
  • Instagram
Copyright © 2018  |  All rights reserved